domingo, 20 de novembro de 2011

Com vocês: “The Best Of... Greatest Hits!”



É bem difícil compilar em apenas um ou dois discos um apanhado de músicas que represente por completo a carreira de determinado artista. Esta seleção de canções, mais conhecidas como coletâneas, são muitas vezes consideradas como caça níqueis, por conter material que a grande maioria dos fãs já possuem ao adquirir toda sua discografia.


É bom ressaltar que nem sempre essas coletâneas representam realmente o que de melhor um determinado artista lançou em sua carreira, contendo muitas vezes aqueles sucessos mais tocados nas rádios ou apenas um aglomerado de seus singles. Cabe aos “marinheiros de primeira viagem”, caso gostem, buscar conhecer sua discografia e se deliciarem ao descobrir aquelas canções que realmente são as melhores mediante o gosto particular de cada um.


Porém, é inegável que os “Best Of” ou os “Greatest Hits” lançados aos montes por aí constituem em um material que por vezes é o primeiro contato daqueles que nada conhecem sobre um artista ou banda que pretendem (ou não) pesquisar mais a fundo. Para aqueles que já estão familiarizados com a discografia de seu artista favorito, a coletânea também tem importância fundamental  quando incluem ao já manjado repertório diferentes versões de músicas que marcaram a trajetória daquelas bandas que tanto gostamos. Melhor ainda quando incluem ao pacote músicas inéditas que sempre dão aquele gostinho de quero mais a nós, apaixonados por música.

Pois bem, iniciarei aqui no blog uma coluna nova chamada “The Best Of… Greatest Hits!” um espaço onde pretendo compartilhar com vocês, amigos leitores e fãs de boa música, o que de mais interessante existe no universo das coletâneas musicais...

Espero que gostem!


Por Tiago Neves