quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Bruce Springsteen - High Hopes (2014)


Confesso, com uma certa vergonha, que até pouco tempo atrás desconhecia completamente a obra de Bruce Springsteen. Ainda que por ignorância ou desinteresse, nunca fui atrás de seus discos, por mais que tivesse várias recomendações de amigos que já o conheciam mais a fundo. 

Pois bem, depois de ouvir e passar batido por seu último lançamento, o bom Wrecking Ball de 2012, e assistir aos shows impecáveis que o artista realizou no Brasil em 2013, inclusive protagonizando uma das melhores apresentações de toda a história do Rock in Rio, acredito ter descoberto The Boss na hora certa. High Hopes é um disco maravilhoso, com músicas que têm o poder de tornar o seu dia melhor, se ouvidas ao sair da cama de manhã. 

O álbum conta com canções alegres e mantém um clima alto astral, e extremamente bem acompanhado pela já lendária E Street Band. Com a participação mais do que especial do guitarrista do Rage Against the Machine e Audioslave, Tom Morello, High Hopes nos faz viajar ao longo de suas doze músicas, com destaques para a faixa-título, a quase AOR “Harry’s Place”, “Just Like Fire Would”, “This is Yours Sword” e chegando ao ápice com a impecável auto-regravação de “The Ghost of Tom Joad” – impossível não se emocionar com essa versão já épica que remete diretamente à uma de suas maiores influências, a lenda do folk norte-americano Bob Seger - (qualquer semelhança com “Turn the Page” não será mera coincidência). 

High Hopes tem tudo pra se tornar um dos melhores lançamentos de 2014. Ah, não poderia terminar sem dizer o quanto é bom ouvir Morello botando pra funcionar seu velho pedal Whammy novamente, ainda que mais moderado do que em suas ex-bandas, mas mesmo assim casando perfeitamente com os delicados acordes da velha Fender Telecaster de Springsteen.

Músicas:
1 - High Hopes
2 - Harry’s Place
3 - American Skin (41 Shots)
4 - Just Like Fire Would
5 - Down in the Hole
6 - Heaven’s Wall
7 - Frankie Fell in Love
8 -This is Your Sword
9 - Hunter of Invisible Game
10 - The Ghost of Tom Joad
11 - The Wall
12 - Dream Baby Dream


Por Tiago Neves
(Texto originalmente publicado na seção Veredito Collectors Room em 31 de janeiro de 2014)